Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Não se esqueças quem tu és, mesmo que nada te lembre



Texto Bíblico: Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos. Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver?" Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes". Ezequiel 37:2-3 (NVI) Tradução do autor (E Ele disse-me: o homem pode reviver esses ossos, e disse ao Senhor Deus tu sabes. V.3 Allepo Codex)
Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. (Lamentações 3:19-23 RCF)
Então disse YHVH a Josué: Eis que entreguei na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos ilustres em valor. Vós todos os homens de guerra rodeareis a cidade, contornando-a uma vez. Assim fareis por seis dias. (Josué 6:2-3 SBB)

Introdução:

Não se esqueças quem tu és, mesmo que nada te lembre. É um título que exprime um ensinamento para todo o ser  humano; o de não se prostrar  mediante as adversidades  do momento.

Este entendimento será passado mediante a três trechos da Bíblia que remetem aos períodos históricos de Israel, donde dois permeiam o mesmo sofrer e um antagônico, num período de glórias e vitórias.

O primeiro trecho é o de Ezequiel. Que foi chamado ao ministério profético provavelmente em julho de 593 a. C., e continuou seu ministério por 22 anos até receber o seu último oráculo em abril de 571 a. C. (Ezequiel 29:17). Seu ministério coincide com o período mais tenebroso de Jerusalém e, antecede em 7 anos a destruição desta cidade em 586 a. C., continuado 15 anos depois desta data. O “Vale de ossos secos” é a sexagésima segunda profecia deste livro que demonstra em símbolos proféticos o estado de opróbrio de Israel. O segundo trecho é o de Lamentações donde o nome em hebraico é uma interrogação ‘eykah (Como...!). Este livro é anônimo, entretanto é atribuído pela tradição rabínica a Jeremias. Jeremias foi testemunha ocular do juízo divino contra Jerusalém e, o Livro de Lamentações relata de modo pungente o censo avassalador daquela perca, com ávida tristeza. O terceiro trecho é do livro denominado Josué. Este livro leva o nome de seu protagonista, Josué, um líder glorioso num período glorioso; segundo achados arqueológicos coloca esta narrativa em torno de 1.250 a. C., data de invasão da cidade de Canaã, que é um período de vitórias e de expansão da nação de Israel.

A  observância da história de Israel sempre proporcionará ensinamentos concernentes ao poder e da soberania de Deus, e mostra para todos que crêem em Deus o seu amor, sua fidelidade e a sua salvação.

1)      Momentos deploráveis do viver

A história do povo Judeu é marcada pela grande presença de Deus, mas também é marcada pela dor de percas terríveis. Em Ezequiel no capítulo 37:2 fala do estado lastimável em que toda nação ficou depois da ultima invasão da Babilônia em 586 a. C., no dia 14 de agosto de 586 a. C., a cidade e o Templo foram queimados. O glorioso povo de Deus, foi reduzido a ossos ressecados, que nada lembrava a gloria do passado, apenas dor e lamento.

No livro de Lamentações é demonstrado pela dor do escritor o sentimento de uma nação (Lamentações 2:19. Levanta-te, clama de noite no princípio das vigias; derrama o teu coração como águas diante da presença do Senhor; levanta a ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas), não havia esperança pois em todas as esferas, esta nação estava sendo oprimida.

Como ocorreu com nesta nação, em momentos diversos na vida acontece com seres humanos, por razões diversas são colocados em momentos de grandes dores. Estas dores e lamentos tiram a vida, mesmo que estejam estes ainda vivos (Lamentações 3:6. Fez-me morar nas trevas como os mortos do tempo antigo).

Ossos ressecados expressam em símbolo profético que estes não teriam mais chances de serem ressuscitados, por não terem mais os seus corpos, nenhum outro profeta na  Bíblia teve uma experiência assim (Tradução do autor Ezequiel 37:3. E Ele disse-me: o homem pode reviver esses ossos, e disse ao Senhor Deus tu sabes. Allepo Codex), todavia a resposta de Ezequiel é contundente “Senhor Deus tu sabes”, só a plena confiança em Deus poderia resultar num grande milagre (Deuteronômio 32:39. Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.),  a resposta final viria de Deus para acabar com uma situação tão calamitosa.

2)      Em momentos deploráveis não se esquecer de Deus

Esta nação esqueceu de quem eles eram, a quem eles serviam (Jeremias 3:21 Nos lugares altos se ouviu uma voz, pranto e súplicas dos filhos de Israel; porquanto perverteram o seu caminho, e se esqueceram do SENHOR seu Deus), desta feita esqueceram quem eram, e pensavam ser apenas uma nação sem vida (Lamentações 5:3. Órfãos somos sem pai, nossas mães são como viúvas.). Estes miseráveis na verdade era a mesma nação poderosa do livro de Josué.

Em Lamentações 3:21 está escrito “Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança”, em momentos deploráveis deverá remeter os pensamentos naquilo que fará resgatar a sua verdadeira identidade, mesmo que este pensamento seja contrário a tudo que é de real no momento de seu viver (Lamentações 3:19-20. Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.). Mesmo que estejas como em uma cova e, se seus inimigos lhe apedrejem, nunca deverás esquecer de Deus (Lamentações 3:52-58. Aqueles que, sem motivo, eram meus inimigos caçaram-me como a um passarinho. Procuraram fazer minha vida acabar na cova e me jogaram pedras; as águas me encobriram a cabeça, e cheguei a pensar que o fim de tudo tinha chegado. Clamei pelo teu nome, Senhor, das profundezas da cova. Tu ouviste o meu clamor: "Não feches os teus ouvidos aos meus gritos de socorro". Tu te aproximaste quando a ti clamei, e disseste: "Não tenha medo". Senhor, tu assumiste a minha causa; e redimiste a minha vida.), ao não esquecer de Deus, poderás clamar a Ele e este lhe responderá, e restaurará a sua identidade.

Ao restaurar a sua identidade Deus lhe mostrará quem tu és na presença dEle, e te ensinará que embora estejas em tristezas, Ele tem por ti amorosa fidelidade (Lamentações 3:32. Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível.) e, que o seu amor e a sua misericórdia renovam-se sempre (Lamentações 3:22-23. Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!). E assim saberás que a sua porção vem do Senhor, e a sua espera está nEle (Lamentações 3:24-26. Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor).

3)      Cerques a cidade pois o Senhor lhe restaurou com seu espírito

Aquele povo destruído seria restaurado pelo o Espírito de Deus como está escrito em Ezequiel 37: 1-14, e de osso secos reergueria como um exército forte, Deus os tirou da sepultura (Ezequiel 37:12. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.), estes mortos, sem esperança eram o povo de Deus, a nação da  que tinha a promessa de Deus (Deuteronômio 7:6. Porque tu és povo santo ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, a fim de lhe seres o seu próprio povo, acima de todos os povos que há sobre a terra.). Assim também é em sua vida, você é escolhido de Deus, erga-te e tome posse da promessa que Deus lhe prometeu; não tema, Deus é contigo! (Josué 1:9. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares)

Deus tornou a suscitar a coragem daquele povo, para  fazer as mesmas maravilhas do passado. E mostraria a eles que não haveria muralhas que pudessem detê-los era só ouvir e obedecer à voz do Senhor, e seguir doravante em busca de sua vitória, que as muralhas ruiriam ao  chão (Josué 6:2-3 SBB. Então disse YHVH a Josué: Eis que entreguei na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos ilustres em valor. Vós todos os homens de guerra rodeareis a cidade, contornando-a uma vez. Assim fareis por seis dias). Deus fará ruir as muralhas que te impede de entrar na terra da promessa, e todos verão que Deus é contigo creia.

Conclusão

Como na história de Israel, que o Senhor Deus, lembrou-os de quem eram, assim será também na vida de indivíduos que compõe a historiografia da humanidade, com suas histórias anônimas. Não a para Deus diferenças em seu agir; o seu poder foi manifesto para salvar a nação escolhida e, hoje o seu poder será usado para salvar todos os seus escolhidos no Mundo inteiro.

As angustias do tempo moderno tiram a vida de pessoas, sonhos e a alegria de viver. Entretanto, Deus não quer que se esqueças de quem tu és, mesmo que nada te lembre que és mais do que um vencedor (Romanos 8:37. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.).

Não esqueças jamais que Deus te amou primeiro (1 João 4:19. Nós amamos, porque ele nos amou primeiro), e pelo seu amor lhe concedeu a vitória em Cristo Jesus, o nome sobre todo o nome (Filipenses 2:9. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.), então siga! E vença, no nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário