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segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Nosso Pai


   Não  é  acidentalmente  que  Deus  é  chamado  de  “Nosso  Pai”.  Deus,  por ser  o  nosso  Pai,  nos  “dá  vida,  respiração  e  tudo  mais”  (Atos  17:25).  Deus  é  o nosso  Pai  por  criação.  O  Estado  não  nos  chamou  à  existência.  (O  Estado também  não  pode  terminar  nossa  existência  eterna,  apenas  a  física.)  “Vida, Liberdade,  e  a  Busca  da  Felicidade”  não  nos  são  dados  pelo  Estado;  antes,  são uma  “doação”,  dons  da  mão  graciosa  de  Deus  para  serem  protegidos  e assegurados  pelo  Estado.  Quando  o  Estado  recusa  fazer  isso,  ele  se  torna  um ladrão,  ou  cúmplice  de  ladrões. Deus  é  o  nosso  Pai  porque  ele  dá  e  tira  a  vida:  “Nu  saí  do  ventre  de minha  mãe  e  nu  voltarei;  o  SENHOR  o  deu  e  o  SENHOR  o  tomou;  bendito seja  o  nome  do  SENHOR!”  (Jó  1:21).  
   O  Estado  não  tem  nada  para  dar, exceto  aquilo  que  ele  primeiro  toma. Deus  é  o  nosso  Pai  no  fato  de  suas  palavras  serem  o  nosso  sustento.  Todas  as promessas  de  provisão  feitas  pelo  Estado  são  temporárias:  “Não  só  de  pão viverá  o  homem,  mas  de  toda  palavra  que  procede  da  boca  de  Deus”  (Mt.  4:4; cf.  Dt.  8:3).  Jesus  citou  esse  versículo  quando  o  diabo  pediu  para  que  ele transformasse  pedras  em  pão,  como  sinal  de  seu  poder  miraculoso.  Mas  o Cristianismo  não  é  baseado  em  magia;  é  baseado  na  Palavra  de  Deus.  É baseado  na  ética,  não  na  manipulação  de  matéria. Se  quisermos  riqueza  terrena,  devemos  trabalhar  duro  e  fielmente, economizando  para  o  futuro,  buscando  assim  o  reino  de  Deus  de  uma maneira  leal.  Essa  mensagem  é  repetida  continuamente  no  Livro  de Provérbios.  Não  existe  substituto  legítimo,  especialmente  o  roubo.  Todavia,  a sociedade  de  hoje  é  baseada  sobre  a  política  de  roubo:  “Não  furtarás,  exceto por  voto  majoritário”.  Tal  visão  de  governo  civil  é  imoral.  Deus  quer  que olhemos  para  ele  por  provisão,  não  para  o  Estado: Cuidareis  de  cumprir  todos  os  mandamentos  que  hoje  vos ordeno,  para  que  vivais,  e  vos  multipliqueis,  e  entreis,  e  possuais a  terra  que  o  SENHOR  prometeu  sob  juramento  a  vossos  pais. Recordar-te-ás  de  todo  o  caminho  pelo  qual  o  SENHOR,  teu Deus,  te  guiou  no  deserto  estes  quarenta  anos,  para  te  humilhar, para  te  provar,  para  saber  o  que  estava  no  teu  coração,  se guardarias  ou  não  os  seus  mandamentos.  Ele  te  humilhou,  e  te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, conhecias,  nem  teus  pais  o  conheciam,  para  te  dar  a  entender  que não  só  de  pão  viverá  o  homem,  mas  de  tudo  o  que  procede  da boca  do  SENHOR  viverá  o  homem.  Nunca  envelheceu  a  tua veste  sobre  ti,  nem  se  inchou  o  teu  pé  nestes  quarenta  anos.  Sabe, pois,  no  teu  coração,  que,  como  um  homem  disciplina  a  seu  filho,  assim  te disciplina o SENHOR, teu Deus. (Dt. 8:1-6) 
   Quase  sempre  os  israelitas  estavam  em  necessidade  de  provisões, desejando  voltar  para  o  Egito,  voltar  à  segurança  imaginária  do  que  criam  ser o  Estado  paternal.  Quando  os  escravos  israelitas  libertados  estavam  com fome,  ao  invés  de  se  voltarem  para  Deus  o  seu  Pai  para  provisão,  eles  se voltaram  para  a  suposta  segurança  do  Egito  tirânico:  “Quem  nos  dera tivéssemos  morrido  pela  mão  do  SENHOR,  na  terra  do  Egito,  quando estávamos  sentados  junto  às  panelas  de  carne  e  comíamos  pão  a  fartar!  Pois nos  trouxestes  a  este  deserto,  para  matardes  de  fome  toda  esta  multidão”  (Ex. 16:3).  O  deus  deles  era  a  sua  barriga  (Fp.  3:19).  “Porque  esses  tais  não  servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre” (Rm. 16:18). Finalmente,  Deus  é  o  nosso  Pai  no  fato  de  ter  nos  redimido.  Num sentido,  Deus  é  o  Pai  de  todos.  Mas  num  sentido  muito  especial,  Deus  é  o  Pai somente  dos  seus  filhos  adotados.  Jesus  chamou  os  fariseus  de  filhos  do diabo,  pois  repudiaram  sua  obra  redentora  (João  8:31-47).  São  filhos  adotados aqueles que podem clamar agora: “Aba, Pai” (Rm. 8:15).

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