Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Afastei de quem me faz mal




Provérbios 4:14-19

Neste trecho podemos ver as instruções de Davi à Salomão, estes trechos exaltam que os que temem a Deus deve tomar cuidado com as veredas dos ímpios. Não há receitas mágicas para tal coisa, apenas devemos manter afastados todos que vivem na prática do pecado, e o que conduz a ele. Pois, a sabido que àqueles que andam com os que praticam os pecados irão um dia se sujar nas práticas destes.

Somos advertidos a manter a distância do pecado, e do pecador (Vers 14, 15), isso é concernente a aliança,  ou seja, ter envolvimento. Este caminho é o da sabedoria: ao ser trilhado andaremos pelos caminhos da retidão. Retidão é virtude de seguir, sem desvios, a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade; virtude de estar em conformidade com a razão, com o dever; integridade, lisura, probidade. Destarte, aqueles que são bem educados ou discipulados de maneira firme conseguiram viver a margem destas coisas vãs, e irão continuar a trilhar o caminho da graça de Deus. Contudo, a porta que leva ao pecado é larga, e o caminho é largo (Mateus 7:13-14), então pode se entrar nele, e, se perder nele, mas, se acaso apercebido for que trilhas o caminho do mal, do pecado, retroceda e volte de onde caiu, e recomeça (Apoc  2:5).

Estes, os que vivem na prática do pecado, segundo a sabedoria são nocivos aos santos, pois os seus corações planejam o mal, planejam ter prazeres e se saciar em seus pecados (vv 16,17). Haja vista, que o entendimento destes estão na escuridão (2 Cor 4:4), assim o que vive na prática do pecado, vive na busca de seus próprios prazeres, e não medirão esforços para obterem seus prazeres (Filipenses 3:19). Não há como se enganar, nos últimos tempos os homens quebraram a aliança com Deus, ou que nunca tiveram uma aliança com Ele, serão movidos por um poder oculto para fazer os interesses do Maligno, haverá tempo que um sentimento de inveja os tomará para irem contra a você salvo do Senhor! (Salmos 14:4), estes procuram a violência, e motivos para serem violentos (Provérbios 4:17), como o corpo humano precisa de água o pecador precisa do pecado para se saciar (Jó 15:16). Quando um cristão vive de maneira temerosa a Deus é bem certo destes perderem amizades, haja vista, que o pecador quer o que lhe sacia, e a sua companhia não lhe favorece mais tal coisa (Mat 10:34-36), remete citar o provérbio em latim "amici, diem perdidi" - amigos, perdi um dia.

Considere sempre a sua vocação,  que esta seja eficaz (Filipenses 2:12-13); em Provérbios 4:18 diz: "Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" , ou seja, até ser meio dia. Toda vida cristã se inicia a meia noite, pois quando o Senhor Jesus Cristo veio ao Mundo que o criou todos estavam em trevas e a beira da sombra da morte (João 1:5), todos estavam, encerrados debaixo do pecado (Romanos 11:32), para que estes fossem transportados para o Reino na sua maravilhosa luz (Col  1:13-14). A luz dos salvos resplandece em meio às trevas (Mateus 4:14-16), para que vejam as obras de justificação feitas por Deus aos salvos. Os salvos não serão perfeitos até chegarem ao céu; quando o Reino do Senhor chegar os santos de todas as épocas resplandecerão como o sol (Mateus 13:36-43).

Não tenha em vós o caminho dos ímpios, pois viverás em escuridão (Provérbios 4:19). As obras dos pecadores, são obras de trevas, fruto da carne que os quais praticam não herdarão os céus (Gálatas 5:19-21). Eles, os pecadores caem em seus passos, em suas dificuldades, contudo não se perguntam o porque Deus contende com eles; eles consideram que não praticam o mal, e desprezam a consequência de seus atos (Apocalipse 20:13-15 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário