Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Regeneração e Vocação Eficaz



a)      Regeneração
A palavra regenerar está empregado em dois pontos nas Santas Escrituras (Mateus 19:28; Tito 3:5 παλιγγενεσία); é um conceito de renascimento ou recriação, usado em vários contextos em: filosofia , teologia , política e biologia . Seu significado deriva do grego “palin”, ou seja, mais uma vez, e “génese”, significando o nascimento. Juntas o sentindo é reflexivo de um novo nascimento; mundo vindouro; mundo novo; vida nova; e regeneração. Destarte, quando há este pensamento é de que em Cristo tudo se fez novo (II Coríntios 5:17).
                Todavia, a doutrina de Regeneração é retirada em maior peso da palavra γεννάω (gennao) de João 3:3, ou seja, nascimento do qual verossimilmente da derivação direta do alto; “ἄνωθεν”, fazendo parte do discurso da definição sucinta: a partir de cima, desde o início, novamente e uma definição: (a) a partir de cima, do céu, (b) a partir do começando, desde a sua origem (fonte), desde os tempos antigos, (c) de novo, novo. Sendo assim, quando regenerado este indivíduo retorna a pureza da criação original (1 Pedro 1: 15-17; Mateus 5:48); isto é unicamente possível em Cristo (1 Coríntios 15:45-50).
                 De tal modo, nascer de novo é uma obra unicamente de Deus, a onde, o homem não tem participação nisto (João 3:8); Deus então recria o homem, não do pó, mas do Espírito. “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos” (Efésios 2:10). Por esta razão o regenerado irá produzir o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-25), que é a vocação eficaz.
b)      Vocação Eficaz
“Vocação eficaz é a obra do Espírito de Deus ( II Tm 1. 8-9; Ef 1.18- 20), pela qual, convencendo-nos de nosso pecado e de nossa miséria ( At 2. 37), iluminando nossos entendimentos no conhecimento de Cristo (At 26. 18), e renovando nossa vontade (Ez 11. 19; 36. 26, 27), nos persuade e habilita a abraçar Jesus Cristo, que nos é oferecido de graça no Evangelho” ( Jo 6. 44, 45; Fp 2. 13; Dt 30. 6; Ef 2. 5).
A Vocação Eficaz é ter vivido no pecado, e pela graça de Deus passar a ter uma vida santa e justificada (Rom. 5. 19-21). Quando alguém que não acreditava em Deus; ou não compreendia a morte de Cristo; e até mesmo na salvação não a entendia. Passa então a crer é pela iluminação de sua mente (πεφωτισμενους τους οφθαλμους “pefotismenous tous ofthalmous” Efésios 1:18),  ora isto é o Illuminati, ser iluminado para o que está oculto, revelação (Efésios 3:9-12). Este “Chamado” apresenta-se tanto exteriormente, na oferta do Evangelho a todos os Pecadores, quanto interiormente, na operação do Espírito Santo na vida do Eleito (M 20.16; 22.14). Esta operação é eficaz porque é o Espírito Santo que convence o pecador de suas misérias (Efésios 3:9-12).. A Bíblia é clara em demonstrar (1Ts 2.13; At 2.37; 26.18; Ez 36.25-27; 2Tm 1.9; Fp 2.13; Jo 6.37, 44-45.) que a Vocação Eficaz é realizada primeiramente no “entendimento”, visto que, antes do Espírito Santo iluminá-lo, estavam entenebrecidos (Ef 4.17 - 19), era cego pelo “deus deste século” (2 Co 4. 4). Este é o ponto: para atingir o entendimento é preciso pregar a Palavra do Evangelho. A pregação da Palavra é a “trombeta de prata de Deus nos ouvidos dos homens” (WATSON). A Vocação Eficaz é ensinamento bíblico e sólido; anda de mãos dadas com a Verdadeira Pregação do Evangelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário