Pesquisar este blog

sábado, 23 de janeiro de 2016

Os Demônios



Leitura: Marcos 3:22-27

Os demônios são seres presentes em todas as culturas da terra, da mais primitiva, até a mais evoluída. Nas escrituras sagradas, começando no Antigo Testamento estes espíritos são opositores dos seres humanos, e provocadores de toda a sorte de males, no Salmo 91:5-6 são demonstrados o nome de espíritos malignos da antiguidade, parecer mais específico, demônios assírios que atuam em cada hora do dia: Não terás medo do (Pahad) terror de noite nem da (Hets) seta que voa de dia. Nem da (Deber) peste que anda na escuridão, nem da (Queted) (Shed Tsohorayin) mortandade que assola ao meio-dia. (Salmos 91:5,6). Todavia, não é demonstrada a origem dos demônios nos livros Sacros, o mais perto desta compreensão está no livro apócrifo de Enoque 15: 8 (Agora, os gigantes que têm nascido de espírito e de carne, serão chamados sobre a terra de maus espíritos, e na terra estará a sua habitação. Maus espíritos procederão de sua carne, porque eles foram criados de cima; dos santos Sentinelas foi seu princípio e a sua primeira fundação. Maus espíritos eles serão sobre a terra, e de espíritos da maldade eles serão chamados. A habitação dos espíritos do céu será no céu, mas sobre a terra estará a habitação dos espíritos terrestriais, os quais são nascidos na terra.).
            No Novo Testamento a ideia ainda é de espíritos opressores, mas estes agora sofrem o prenuncio de seu juízo, como proclamado por aquele espírito maligno em Cafarnaum (Marc. 1:24), que reconhece o poder sobrenatural de Jesus Cristo. Destarte, o trecho demonstra que o espírito da maldade tem o poder da mente do possuído, e, o, faz perder o controle de todas as suas ações. A possessão demoníaca se manifesta de várias formas nos seres humanos, e utilizam de várias maneiras para entrarem na vida das pessoas.
            Os Espíritos da Maldade comumente habitam nos corpos dos incrédulos, e o fazem com grande frequência (Marc.5:15; Luc. 4:41; 8:27; Atos 16:18). Eles escravizam estas pessoas, utilizam seus corpos, vozes, talentos, dons e os caminham a iniquidade e à destruição. Estes seres podem causar doenças físicas e mentais, mas nem todas as doenças são frutos de possessão, haja vista, que as Escrituras fazem estas discriminações (Mat. 9:32-33; 12:22; 17:14-18; Marc. 9:17-27; Luc. 13:11-16). Todas as ações místicas estão ligadas a ações de demônios, isto é, feitiçarias, e facilmente levam a opressões demoníacas (Atos 13:2-8; 19:19; Gal. 5:20; Apoc. 9:20:21).
            Hoje, é muito difundido possessão em cristãos; todavia, as Escrituras ensinam que nenhum verdadeiro crente, em que habita o Espírito Santo, pode ficar endemoninhado, isto é, o Espírito Santo e os demônios nunca poderão habitar no mesmo corpo (II Cor. 6:15-16). Os demônios podem, no entanto, influenciar os pensamentos, as emoções e os atos dos crentes que não obedecem aos ditames do Espírito Santo (Mat. 16:23; II Cor. 11:3,14).
            Os Espíritos da Maldade cada vez mais próximo dos últimos momentos da humanidade tornam-se mais ativos, na difusão do ocultismo, imoralidade, violência e crueldade; atacarão a Palavra de Deus e a sã Doutrina (Mat. 24:24; II Cor. 11:14-15; I Tim. 4:1). O maior surto de atividade demoníaca ocorrerá no período do Anticristo e seus seguidores (II Tess. 2:9; Apoc. 13:2-8; 16:13-14).

            Em Marcos 3:27, o conflito espiritual contra Satã envolve três aspectos: a) declarar guerra contra Satanás (Luc. 4:14-19); b) ir a onde o poder satânico está, e ataca-lo e vence-lo no poder do nome de Jesus Cristo (Luc. 11:20-22); c) apoderar-se de bens ou posse, isto é, libertando os cativos do inimigo e entregando-os a Deus (Luc. 11: 22; Atos 26:18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário