Estudo de Quinta-feira dia
07/01/16
É bem certo nas Escrituras
Sagradas o ensinamento do Dia do Senhor, em Amós 9:13-15 este dia é demonstrado
como um grande juízo ainda neste Mundo; contudo em Isaías 65:17 a Nova Era é a
era dos novos céus e nova terra.
Esta
ideia de Novos Céus e Nova Terra é a centralidade da mensagem de Jesus Cristo,
que faz um dualismo entre este tempo e o tempo que há de vir (Mateus 12:32).A
Nova Era é tão presente que com os discípulos Jesus Cristo contrasta os seus
discípulos com a vida futura, a ponto de mostrar que tudo que passam neste
Mundo valerá apena (Marcos 10:29-31).
Quando
é posto o homem pensar no Reino de Deus, este homem pensará na eternidade – no
tempo sem tempo. Temos a ideia de eternidade em todo o Novo Testamento
expressada pelas seguintes expressões: no eterno (Mc. 3:29); para
sempre (Luc. 1:33); para todo sempre (Gal. 1:5; Hb. 1:8),
desta forma São Paulo compreende que, quem crer em Cristo para esta vida apenas
é digno de toda misericórdia (1Co 15.19 Se é só para esta vida que
esperamos [em Cristo], somos de todos os homens os mais dignos de lástima).
O
Reino de Deus e a eternidade são usados na bíblia sem descriminação alguma; com
o mancebo rico que Jesus Cristo respondeu que o século futuro é a vida eterna
(Marcos 10:17-31). O apogeu do Reino de Deus se dará quando haverá as
ressurreições dos santos (Lucas 20:35), e é com certeza a Era que a morte não
existirá mais (1Co 15.54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da
incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se
cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória). Somente
os lavados e remidos hão de experimentar o pleno conhecimento de serem filhos
de Deus (Lucas 20:34-36).
Outra
marca do apogeu do Reino de Deus é Cristo em Glória, ou seja, “parousia”.
Este ato vai assinalar o fim da era presente. Então Cristo virá com poder e
glória e enviará os seus anjos a reunirem a todos os eleitos na fase da terra
(Mateus 24:30-31).
No
Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, está escrito por Mateus nas
parábolas do Reino que haverá o fim para então haver o estabelecimento completo
do Reino (Mateus 13:39-40, 49), contudo, como a mesma parábola apresenta que há
uma ligação na Era futura com a era presente (Mateus 13: 36-43). O Reino de
Deus já nos é chegado (Mateus 3:2; Mateus 4:17; Mateus 10:6-7), por este motivo
compreendemos o que significa a semeadura (Gálatas 6), é impossível viver neste
Mundo sem semear alguma coisa, destarte temos de viver com peregrinos (Fp
3.20 Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o
Senhor Jesus Cristo).
Todavia,
o Reino de Deus é inserido nesta era maligna (Lucas 4:6), pois tudo que é
glória ao Mundo que vivemos é glória ao diabo. Paulo escreve em Gálatas 1:4 que
o presente século é mau. Sendo então, a sabedoria desta era não pode alcançar a
Deus (1 Coríntios 2:6). O Reino de Deus não é um reino de conformismo, mas de
renovação do século presente pela Palavra de Deus (Romanos 12:2). Com isto, entendemos então que o Reino de
Deus é a libertação dos eleitos das forças do Mal.
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