Pesquisar este blog

sábado, 9 de janeiro de 2016

O Reino Vindouro

Estudo de Quinta-feira dia 07/01/16


É bem certo nas Escrituras Sagradas o ensinamento do Dia do Senhor, em Amós 9:13-15 este dia é demonstrado como um grande juízo ainda neste Mundo; contudo em Isaías 65:17 a Nova Era é a era dos novos céus e nova terra.
                Esta ideia de Novos Céus e Nova Terra é a centralidade da mensagem de Jesus Cristo, que faz um dualismo entre este tempo e o tempo que há de vir (Mateus 12:32).A Nova Era é tão presente que com os discípulos Jesus Cristo contrasta os seus discípulos com a vida futura, a ponto de mostrar que tudo que passam neste Mundo valerá apena (Marcos 10:29-31).
                Quando é posto o homem pensar no Reino de Deus, este homem pensará na eternidade – no tempo sem tempo. Temos a ideia de eternidade em todo o Novo Testamento expressada pelas seguintes expressões: no eterno (Mc. 3:29); para sempre (Luc. 1:33); para todo sempre (Gal. 1:5; Hb. 1:8), desta forma São Paulo compreende que, quem crer em Cristo para esta vida apenas é digno de toda misericórdia (1Co 15.19 Se é só para esta vida que esperamos [em Cristo], somos de todos os homens os mais dignos de lástima).
                O Reino de Deus e a eternidade são usados na bíblia sem descriminação alguma; com o mancebo rico que Jesus Cristo respondeu que o século futuro é a vida eterna (Marcos 10:17-31). O apogeu do Reino de Deus se dará quando haverá as ressurreições dos santos (Lucas 20:35), e é com certeza a Era que a morte não existirá mais (1Co 15.54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória). Somente os lavados e remidos hão de experimentar o pleno conhecimento de serem filhos de Deus (Lucas 20:34-36).
                Outra marca do apogeu do Reino de Deus é Cristo em Glória, ou seja, “parousia”. Este ato vai assinalar o fim da era presente. Então Cristo virá com poder e glória e enviará os seus anjos a reunirem a todos os eleitos na fase da terra (Mateus 24:30-31).
                No Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, está escrito por Mateus nas parábolas do Reino que haverá o fim para então haver o estabelecimento completo do Reino (Mateus 13:39-40, 49), contudo, como a mesma parábola apresenta que há uma ligação na Era futura com a era presente (Mateus 13: 36-43). O Reino de Deus já nos é chegado (Mateus 3:2; Mateus 4:17; Mateus 10:6-7), por este motivo compreendemos o que significa a semeadura (Gálatas 6), é impossível viver neste Mundo sem semear alguma coisa, destarte temos de viver com peregrinos (Fp 3.20 Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo).

                Todavia, o Reino de Deus é inserido nesta era maligna (Lucas 4:6), pois tudo que é glória ao Mundo que vivemos é glória ao diabo. Paulo escreve em Gálatas 1:4 que o presente século é mau. Sendo então, a sabedoria desta era não pode alcançar a Deus (1 Coríntios 2:6). O Reino de Deus não é um reino de conformismo, mas de renovação do século presente pela Palavra de Deus (Romanos 12:2).  Com isto, entendemos então que o Reino de Deus é a libertação dos eleitos das forças do Mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário