Pesquisar este blog

sábado, 13 de dezembro de 2014

Estupidez e Inteligência



Texto: Tiago 3:13-17 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

            Neste belo pensamento de Claude Chabrol nos traz uma reflexão grandiosa a respeito da ignorância humana e da inteligência limitada do homem. Então podemos ver o que a inteligência é, o que a estupidez faz e a conseqüência de agirmos impulsionados pela estupidez.
             
A Inteligência é benigna, aproxima o homem de Deus, e o sustenta com os seus conselhos (Provérbios 2:11 O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará...) nos conservando do apodrecimento moral do ser, a inteligência é aquilo que liga o homem com a criação e ao criador (Provérbios 3:19  O SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus.), a inteligência é aquilo que nos guia, ou seja, a bússola dos perdidos para o caminho do bem (Provérbios 19:8  O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência acha o bem.). Com a inteligência o homem faz firme a casa que edificou com a sabedoria (Provérbios 24:3  Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma...); pois esta inteligência só pode vir de Deus (Provérbios 2:6  Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento).
           
Portanto a estupidez é a desculpas dos insensatos, e estes rejeitam o ensino e a disciplina; vinda assim à ruína moral seguida da ruína espiritual (Provérbios 12:1 Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.). A estupidez faz o homem se afastar de Deus, e a seguir por caminho tortuosos sem sentir que estar no erro (Jeremias 10:14 Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que ele mesmo esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego.), o saber do estúpido é feno, já que nele não há saber algum e sim perversidade em seu coração (Provérbios 11:18 ¶ O perverso recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça terá recompensa verdadeira.), e desta forma, não consegue ir reto em seu caminho, e nem serem prósperos no que fazem (2 Timóteo 3:13  Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados).

E ao sermos impulsionados a agirmos com estupidez, mesmo tendo sabedoria humana e o reconhecimento desta diante de todos os homens, demonstramos sermos mais estúpido de que todos os estúpidos, pois, nos é faltoso a sabedoria de Deus, e a nossa inteligência assim é inexistente, haja vista, que a inteligência não é a sabedoria, e a sabedoria não é o conhecimento, mas, uma coisa leva a outra; já que a sabedoria constrói e a inteligência afirma. Atentamos então que aquele que despreza a inteligência é residente de toda a espécie de males Tiago 3:13-17 (Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento).

Podemos então perceber pelos fatos descritos que a estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência; a inteligência tem os seus limites, a estupidez não tem limites. O homem pela estupidez matou o filho de Deus, desrespeita opiniões, pessoas, governos e sabedorias; é impossível saber a onde a estupidez vai dar, ou se o estúpido será um dia sábio (Jó 11:12  Mas o homem estúpido se tornará sábio, quando a cria de um asno montês nascer homem), mas por outro lado à inteligência é enfado para quem a conquista (Eclesiastes 12:12  Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne) e com certeza aquém é aumentado à inteligência é em muita das ocasiões o mais triste (Eclesiastes 1: 18  Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza), assim sem forma de duvida o ser humano prefere ser um estúpido do quê inteligente, pelo fato da facilidade que é não ser sábio.


Conclui-se que a verdadeira sabedoria e inteligência são adquiridas de Deus (Jó 32:8 Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz sábio). A sabedoria dada por Deus ao espírito do ser humano irá fazer com que este venha a conhecê-lo (Efésios 1:17-18 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos), destarte as escritura aconselha a todos a buscarem a sabedoria e a inteligência  (Tiago 1:5  Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Tiago 1:17  Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança). Haja vista, que a sabedoria de Deus, que nos torna inteligente é Cristo Jesus (1 Coríntios 1:21-31  Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor). Cristo é quem salva o homem de sua estupidez que é o pecado.