Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

O dever de evangelizar


Mensagem da Coreia do Norte para a família da fé


Texto: Isaías 6:8 Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? " E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me! "

Esta pergunta "Quem enviarei? Quem irá por nós? " ainda continua ecoando na igreja, que tem por vocação pregar o evangelho (E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15), um dever de evangelizar todo o Mundo. Existe hoje 2,3 bilhões de cristãos no Mundo, cerca de 33% da população mundial. Todavia, ainda faltam 67% da população mundial para evangelizar, e existem lugares a onde não existe números de cristãos, ou, números inexpressivos, por motivo de severa perseguição, a exemplo estes 10 países:

Coreia do Norte
Afeganistão
Somália
Líbia
Paquistão
Sudão
Eritreia
Iêmen
Irã
Índia

                Os desafios da evangelização Mundial abrangem três pontos: (1) grande pobreza, (2) baixa qualidade de vida, (3) falta de acesso aos recursos cristãos. Baseado nisto o missionário Luis Bush, em 1990 cria a Janela 10 por 40, que são 10 e 40 graus ao norte da linha do equador. Neste lugar estão os países mais extremados contra o cristianismo (Ásia, Europa e África) e, onde predomina os seguintes religiosos e ideológicos: Muçulmanos, Hinduístas, Budistas, Animistas, Judeus ou ateístas.
                Os desafios da evangelização do Brasil são os mesmos da evangelização mundial em proporções reduzidas e em lugares afastados do sudeste e sul do país, mas nos centros urbanos são encontrados os desafios dos vícios em drogas, violência, analfabetismo, inclusão social e difamação do evangelho.
                Não é uma tarefa fácil a evangelização, pois, ela tem que ser feita com dedicação (Maldito aquele que fizer a obra do Senhor fraudulosamente; e maldito aquele que retém a sua espada do sangue. Jeremias 48:10), com reconhecimento da natureza humana (E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Isaías 6:4,5), com temor (Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor. Salmos 2:11), com Fé (Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13) e com ortopraxia (Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Tiago 1:23,24).
                Quem diz "Eis-me aqui. Envia-me! " deverá entender que esta missão é igual a missão de Jesus Cristo neste Mundo (João 20:21 Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio".), ou seja, o exemplo é o próprio Deus (Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Efésios 5:1,2). Destarte, Deus nos envia aos doentes deste Mundo (Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". Marcos 2:17), estes doentes são todos que nasceram, pois estão em Adão então morreram (Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. 1 Coríntios 15:22), morreram pelo pecado de Adão (Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram; pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei. Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir. Romanos 5:12-14), então todos estão presos em fortalezas de pecados e, miserabilidade humana (As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. 2 Coríntios 10:4,5). O significado de fortalezas é o mesmo que caráter forte, ou seja, algo que aprisiona o ser humano de dentro para fora.
                Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, Jesus veio ao Mundo para por em liberdade a todos os cativos da terra (Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Abriu-o e encontrou o lugar onde está escrito: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor". Lucas 4:17-19), assim quando é pregada a palavra de salvação, os que estão em trevas irão ver uma grande luz e serão iluminados pelo evangelho alcançando a libertação de qualquer poder.

(Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; e qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Efésios 1:18-23)

                O dever de pregar o evangelho vai resultar no despertar da Fé dos eleitos (Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10:17), de tal modo todo que crer não será confundido (Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Romanos 10:11), este que não é mais confundido, ou, envergonhado, invocará a Deus e será salvo (porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Romanos 10:13). Entretanto, como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados... (Romanos 10:14,15 a). Do mesmo modo, o dever de pregar o evangelho é dado a Igreja de Deus para que o Mundo venha conhecer a Jesus Cristo como único e eterno Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário