Pesquisar este blog

sábado, 2 de março de 2019

Em busca da santificação


Resultado de imagem para santificação

Josué 3:5 Josué ordenou ao povo: "Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês".

O contexto deste texto está localizado em (3:1 até 4:24). Este narra a travessia do Rio Jordão e, o preparo do povo para que houvesse uma identificação com o poder de Deus ao realizar milagres no ato de libertação. O versículo selecionado tem um entendimento de 3:1-5; que irá expressar uma exortação para que o povo se prepare espiritualmente e cerimonialmente para que possa ter participação no milagre que iria acontecer.
                A palavra em Josué 3:5 Santifiquem-se em hebraico é “qadhas” que dentre os seus muitos significados, remete a colocar a si próprio, ou outrem num estado de santidade ao Senhor.
(Números 11:18 "Diga ao povo: Consagrem-se para amanhã, pois vocês comerão carne. O Senhor os ouviu quando se queixaram a ele, dizendo: ‘Ah, se tivéssemos carne para comer! Estávamos melhor no Egito! ’ Agora o Senhor lhes dará carne, e vocês a comerão. Josué 3:5 Josué ordenou ao povo: "Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês". 1 Samuel 16:5 Respondeu Samuel: "Sim, venho em paz; vim sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo". Então ele consagrou Jessé e os filhos dele e os convidou para o sacrifício.)

                A santificação no Antigo Testamento é o cumprimento de um conjunto de 613 leis que estão escritas no Pentateuco, segundo a tradição. No livro de Êxodo 20: 3-17 são as Dez Palavras de Deus ou os Dez Mandamentos, estes resumem os relacionamentos de Israel com Deus (como povo santo) e, entre si (como nação civil). Compreendemos então que a Lei, aponta o caminho correto a ser seguido e, o errado, para ser abandonado (Deuteronômio 11:26 Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição.), assim, Deus estabelece um norte para aquela nação (Levítico 19:2 "Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.”). A vida do povo de Israel deveria ser de relacionamento interpessoal em santidade, pois, Deus é Santo.
                A palavra “santo” em Levítico 19:2 em hebraico é “qadhos” que designa que é contrário do comum ou do profano (Levítico 18:24 "Não se contaminem com nenhuma dessas coisas, porque assim se contaminaram as nações que vou expulsar da presença de vocês”.), então Israel deveria ser um povo separado, santo como o seu Deus o é. A palavra “qadhos” relacionado a Deus vai demostrar que Ele é inerentemente santo, sagrado e que é separado (Salmos 22:3 Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel. Isaías 6:3 E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". Isaías 57:15 Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.).
                Destarte, a Lei é um conjunto de normas que faz o ser humano buscar a semelhança de Deus em seus atos; então a Lei de Deus é perfeita e torna sábio o mais simples (Romanos 7:14 Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.). Contudo, ao homem é impossível o cumprimento da Lei (Tiago 2:20 Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.), devido sua natureza corrupta (Romanos 7:23 mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.), São Paulo demonstra em seu pensamento que ele sentia prazer na Lei do Senhor (gr. synedomai), e a antiga natureza, da qual ele é ainda cativo (gr. aichmalotidzona).
                Quando entendemos então o pensamento explicito na palavra hebraica “qadhas” de Josué 3:5, vemos que ao homem tornar-se-ia impossível buscar a santificação completa pela Lei, haja vista, que pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus... Romanos 3:23, a humanidade em Adão torna-se pecadora (Romanos 5:12 Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram...). Em Romanos 3:23 a palavra pecaram é no grego “hamarano”, que significa errar o alvo, desviar do caminho e metaforicamente vagar, desviar-se da verdade, agir errado; falar erroneamente da doutrina ou da fé (1 Coríntios 15:34 Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês. Tito 3:11 Você sabe que tal pessoa se perverteu e está em pecado; por si mesma está condenada.).
                Deus então dá ao homem a impossibilidade do cumprimento da Lei por sua natureza pecaminosa e, atribui sua justificação única e exclusivamente a fé em Jesus Cristo (Atos 13:39 Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser justificados pela lei de Moisés. Gálatas 2:16  sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.). Então, é plausível pensar que o primeiro passo para a santificação é compreender que  ... a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que creem. Gálatas 3:22
                Então quando pela fé em Jesus Cristo o ser humano é Regenerado (João 3:5 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. 2 Pedro 1:4 Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça. 2 Coríntios 5:17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!), Justificado (Romanos 5:1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo) e Adotado que no grego é “huiothesia” colocar na posição de filho e, não relacionar como filho, pois relacionar-se como filho é pela Regeneração (Gálatas 4:1:5), então o ser humano é liberto do pecado (Romanos 6:6,7 Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado.), mas, contudo, ainda reside nele o prazer do pecado.

Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.
Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.
Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;
mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.
Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Romanos 7:19-25
                Desta maneira começa a buscar “o santifiquem-se” em hebraico é “qadhas” de Josué 3:5 na visão dos que abraçaram a fé cristã é buscar a santificação, é ser a imagem e semelhança de Jesus Cristo (João 13:15 Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.), para que o cristão busque a santidade (1 Pedro 1:16 pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo"...). A raiz da palavra santidade tanto no grego hagios, que, como a palavra hebraica qadosh expressam a ideia de separação, ser separado é ser cheio do Espírito Santo, que produz no cristão uma qualidade subjetiva de santidade ( João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade Atos 20:32. "Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados. Atos 26:18 para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’. 1 Coríntios 1:2  à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso...).
                 Em busca da santificação, o eleito deve orar (Mateus 6:13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’); deve fugir da aparência do mal (1 Tessalonicenses 5:22 Afastem-se de toda forma de mal.); deve submeter a Deus e resistir ao Diabo (Tiago 4:7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.); deve ser limpo pela palavra de Deus (1 Timóteo 4:5 pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração); deve vigiar (Mateus 26:41 "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca".); deve não acender a ira e dar lugar ao diabo (Efésios 4:26,27 “Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo.); e deve viver pelo Espírito tendo crucificado o velho homem :
Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.

Gálatas 5:16-26
A santificação no sentido de separação para o eleito é um ato de separação do mundo impuro, como o tema é em busca da santificação, esta será produzida pela uma vida de comunhão com Deus e, com sua igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário