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terça-feira, 17 de novembro de 2015

Um Lar Para o Coração

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(Jo 14.2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.)
Jesus Cristo após o capítulo de número 13 aonde fala de sua morte para confortar os discípulos menciona as moradas celestiais, e as ratificas com as suas palavras; isso para aqueles discípulos tinha muito valor, haja vista, que estes discípulos testificaram diversos milagres pela sua palavra: 01- Transformação de Água em Vinho João 2.1-11; 02 - Cura do filho do Oficial João 4.46-54; 03 - Cura do paralítico de Betesda João 5.1-9; 04 - Primeira Pesca Lucas 5.1-11; 05 - Libertação do Endemoninhado Marcos 1.23-28; Lucas 4.31-36; 06 - Cura da sogra de Pedro Mateus 8.14,15; Marcos 1.29-31; Lucas 4.38,39; 07 - Purificação do leproso Mateus 8.2-4; Marcos 1.40-45; Lucas 5.12-16; 08 - Cura do paralítico Mateus 9.2-8; Marcos 2.3-12; Lucas 5.18-26; 09 - Cura da mão ressequida Mateus 12.9-13; Marcos 3.1-5; Lucas 6.6-10; 10 - Cura do criado do centurião Mateus 8.5-13; Lucas 7.1-10; 11 - Ressurreição do filho da viúva de Naim Lucas 7.11-15; 12 - Cura de um endemoninhado mudo Mateus 12.22 e Lucas 11.14; 13 - Acalma a tempestade Mateus 8.18,23-27; Marcos 4.35-41; Lucas 8.22-25; 14 - Cura do endemoninhado geraseno Mateus 8.28-33; Marcos 5.1-14; Lucas 8.26-39; 15 - Cura da mulher enferma Mateus 9.20-22; Marcos 5.25-34; Lucas 8.43-48; 16 - Ressurreição da filha de Jairo Mateus 9.18, 23-26; Marcos 5.22-24, 35-43; Lucas 8.41,42,49-56; 17 - Cura de dois cegos Mateus 9.27-31; 18 - Cura do mudo endemoninhado Mateus 9.32,33; 19 - Primeira multiplicação de pães Mateus 14.14-21; Marcos 6.34-44; Lucas 9.12-17; João 6.5-13; 20 - Anda sobre as águas Mateus 14.24-33; Marcos 6.45-52; João 6.16-21; 21 - Cura da filha da Cananéia Mateus 15.21-28; Marcos 7.24-30; 22 - Cura de um surdo e gago Marcos 7.31-37; 23 - Segunda multiplicação de pães Mateus 15.32-39; Marcos 8.1-9; 24 - Cura do cego de Betsaida Marcos 8.22-26; 25 - Cura do jovem possesso Mateus 17.14-18; Marcos 9.14-29; Lucas 9.38-42; 26 - Pagamento do Imposto Mateus 17.24-27; 27 - Cura de um cego João 9.1-7; 28 - Cura de uma mulher enferma Lucas 13.10-17; 29 - Cura de um hidrópico (Acumulação anormal de líquido seroso em tecidos ou em cavidade do corpo) Lucas 14.1-6; 30 - Ressurreição de Lázaro João 11.17-44; 31 - Cura dos leprosos Lucas 17.11-19; 32 - Cura do cego Bartimeu Mateus 20.29-34; Marcos 10.46-52; Lucas 18.35-43; e 33 - A figueira é amaldiçoada Mateus 21.18,19; Marcos 11.12-14 Então, para eles a palavra de Cristo era poderosa e verdadeira; sendo assim como Cristo falou, assim o era.
Contudo, este conforto só poderia ser possível para aqueles que creram em Cristo Jesus (João 1:12), haja vista, que o Senhor os passaria vê-los como filhos de seu Amor, e não mais como filhos da sua ira (Ef 2.3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais), pois como há uma morada donde há de se desfrutar a bondade de Deus, haverá outra que fará desfrutar o ódio de Deus a todos que preferiram viver na prática do pecado (Mateus 25:46 diz: “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”). Então poderemos perguntar se há em Deus ódio pelo pecador?
                É muito comum ouvirmos que Deus odeia o pecado e ama o pecador. Mediante as Santas Escrituras isto é uma meia verdade, pois, Deus odeia ambos; o autor de Hebreus em 1:8,9 menciona o ódio ao pecado citando Provérbios 6:16-19, mas em outros trechos veremos Deus odiando o pecador:
 Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.
Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.
Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.
Destruirás aqueles que falam a mentira; o Senhor aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.
Salmos 5:3-6
O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.
O Senhor prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência odeia a sua alma.
Sobre os ímpios fará chover laços, fogo, enxofre e vento tempestuoso; isto será a porção do seu copo.
Porque o Senhor é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos.
Salmos 11:4-7
E esse não foi o único caso; também os filhos de Rebeca tiveram um mesmo pai, nosso pai Isaque.
Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,
não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo".
Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei (no gr. Odiar) Esaú".
E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma!
Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.
Pois a Escritura diz ao faraó: "Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra".
Romanos 9:10-17
                Nas Escrituras Sagradas há 33 textos que falam do ódio de Deus, e em apenas 11 textos diz que Deus odeia o pecado nos outros 22 textos Deus odeia quem comete o pecado. Nos textos acima há uma nítida diferença entre o justo e o injusto, é demonstrado sem reservas que existe uma morada para o justo (Apocalipse 21:2) e outra para o injusto (Mateus 25:46).
                A diferença entre o justo e o injusto é somente o sangue de Cristo, que declara os eleitos justos diante de Deus (Rom. 5:9), a diferença não são os atos, pois todos pecaram e estão destituídos de Deus (Romanos 3:23), mas o Senhor demonstrando a sua misericórdia escolheu alguns da massa caída para a salvação em Cristo Jesus, antes de qualquer obra existir (Efésios 1:4-5). Logo, quando Deus olha para os que Jesus morreu, não sente ódio, pois o sangue de Cristo pagou toda a dívida (Efésios 2:4-5). Assim quando Jesus menciona as moradas nos céus os seus eleitos podem descansar em Sua Palavra.

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