Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vós que conheceis o tempo; é a hora de despertar!

Romanos 13:11-14

Introdução
Um alerta Paulino mui rotineiro em suas epístolas que é o de se preparar para o dia do encontro com o Senhor, destarte a vida Cristã é colocada sempre num aspecto soteriológico, ou seja, o salvo vive como salvo Rom. 13:11ª ... Façam isso, compreendendo o tempo em que vivemos... A consciência proporcionada pelo discernimento espiritual esta arraigada na revelação divina, este processo é resultado pela redenção final (Rom. 8: 23 E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo).
            De modo, que Paulo fala da era atual como noite e há vindoura como dia (Rom. 13:12), o cristão deve romper o controle do pecado e viver virtuosamente (Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Efésios 6:11-12), Paulo utiliza a metáfora “armas da luz” ressalta o desenvolvimento das virtudes espirituais.
                O caminho traçado por Paulo é o da dignidade (Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Romanos 13:13), isto é, contra toda forma carnal de vida; este entendimento é que o cristão deverá se abster de tudo que poderá afastá-lo de Deus. Assim, urge o conselho de Paulo de se revestir de Cristo (Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne. Romanos 13:14), isto é, aquele que está em Cristo deverá viver de maneira coerente a sua fé.
I)                    Da Vida Cristã
Sobre vida cristã é baldrame paulino, e este pensamento é construído sobre dois pontos helenistas a “eleutheria”, que quer dizer liberdade, e “autarkeia”, ou seja, contentamento. Todavia, para São Paulo só poderá lograr sucesso neste objetivo aquele que tiver a sua mente transformada em Cristo (Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2). Esta mudança de mente transformará o mundo de quem mergulhou em Jesus Cristo.
Quem tiver esta mente provocará admiração pelo seu preceder (aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Romanos 14:18). O cristão deve afastar-se de qualquer coisa que seja vergonhosa (Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Efésios 5:11), e isto é possível pelo o entendimento deste está iluminado por Cristo (Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Efésios 5:8-10), não apenas viver de maneira digna aos homens, mas sobretudo à Deus.
A grande motivação dos fiéis não é o reconhecimento dos homens, mas sim, o de Deus. Não obstante, como ter um viver a onde Deus venha se agradar? Só há uma forma; ser um imitador de Jesus Cristo (De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo. 1 Tessalonicenses 1:6), o ponto salientador é que estes receberam a Palavra com muito sofrimento, mostrando que a alegria da vida cristã está na obediência à Cristo. Aos Coríntios o Apóstolo Paulo continua com imitatio Christi (Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. 1 Coríntios 11:1), sendo que nesta epístola a ênfase é o serviço sacrificial. Agradar a Deus para São Paulo é descobrir o valor do altruísmo na vida cristã, aquele que está em Cristo não faz nada para aditamento próprio, porém para o bem comum (Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos. 1 Coríntios 10:33) . O padrão deste conceito é mui elevado, nenhum ser humano poderá por si mesmo chegar a este objetivo, pois a nova vida do cristão é ser como Cristo. Como ter a “Nova Vida” que Deus nos exige?
II)                  Uma Nova Criação
Este adágio esta resumido na declaração clássica de Paulo (Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17). Neste texto não é apenas um mudança subjetiva, ou seja, apenas de pensamento, mas sim de uma novidade escatológica.
                No Antigo Testamento a ideia de novidade é distintamente escatológica. Os profetas tinha um grande anseio pelo dia em que Deus faria algo novo (Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Isaías 43:19; Jr. 31:21-22). O fim desta obra redentora é sem sombra de dúvida uma nova aliança (Farei uma aliança de paz com elas e deixarei a terra livre de animais selvagens para que possam, com segurança, viver no deserto e dormir nas florestas. Ezequiel 34:25).
                Esta novidade está presente no Novo Testamento numa escatologia em Jesus Cristo, Deus criará novo céu e nova terra (Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Apocalipse 21:1), a nova Jerusalém será plantada entre os homens direto dos céus (Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Apocalipse 21:2), Deus derramará vinho novo para o banquete escatológico, providenciado pelo próprio Deus (Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus". Marcos 14:25), dará ao seu povo um novo nome (Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Apocalipse 3:12), e um no cântico novo (Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra. Apocalipse 14:3); e fará novas todas as coisas (Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas! " E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança". Apocalipse 21:5).
Conclusão:
A era atual foi substituída para os eleitos por uma nova era, a onde em Cristo o que é velho já passou e tudo se fez. Isto diz respeito que em Cristo todos os eleitos são livres do presente século mau (que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai Gálatas 1:4), os eleitos não precisam mais conformar com este século (Rom 12:2). Há uma nova aliança com Deus, já estabelecida pelo Sangue de Jesus Cristo (Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". 1 Coríntios 11:25), assim vós que conheceis o tempo; é a hora de despertar! Você é uma nova criação em Cristo, então viva como eleito de Deus praticando as boas obras (Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2:10), isto é possível pois os que estão em Cristo são revestidos de um novo homem (Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador. Colossenses 3:9-10). Revestir do novo homem é mais além de uma renovação moral, é sem dúvida uma renovação humanística, com a nova criação já existente, ou seja, Cristo. Assim é uma transformação para ser uma humanidade à semelhança de Deus (Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:22-24).


Nenhum comentário:

Postar um comentário