Romanos
13:11-14
Introdução
Um
alerta Paulino mui rotineiro em suas epístolas que é o de se preparar para o
dia do encontro com o Senhor, destarte a vida Cristã é colocada sempre num
aspecto soteriológico, ou seja, o salvo vive como salvo Rom. 13:11ª ... Façam isso, compreendendo o tempo em que
vivemos... A consciência
proporcionada pelo discernimento espiritual esta arraigada na revelação divina,
este processo é resultado pela redenção final (Rom. 8: 23 E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros
frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção
como filhos, a redenção do nosso corpo).
De modo, que
Paulo fala da era atual como noite e há vindoura como dia (Rom. 13:12), o cristão deve
romper o controle do pecado e viver virtuosamente (Vistam toda a armadura de Deus,
para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é
contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste
mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Efésios 6:11-12), Paulo utiliza a metáfora “armas da luz” ressalta o
desenvolvimento das virtudes espirituais.
O
caminho traçado por Paulo é o da dignidade (Comportemo-nos com decência, como
quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e
depravação, não em desavença e inveja. Romanos 13:13), isto é, contra
toda forma carnal de vida; este entendimento é que o cristão deverá se abster
de tudo que poderá afastá-lo de Deus. Assim, urge o conselho de Paulo de se
revestir de Cristo (Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem
premeditando como satisfazer os desejos da carne. Romanos 13:14), isto
é, aquele que está em Cristo deverá viver de maneira coerente a sua fé.
I)
Da Vida Cristã
Sobre vida cristã é baldrame
paulino, e este pensamento é construído sobre dois pontos helenistas a “eleutheria”, que quer dizer liberdade, e “autarkeia”, ou seja, contentamento.
Todavia, para São Paulo só poderá lograr sucesso neste objetivo aquele que
tiver a sua mente transformada em Cristo (Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas
transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de
experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos
12:2). Esta mudança de mente transformará o mundo de quem mergulhou em
Jesus Cristo.
Quem tiver
esta mente provocará admiração pelo seu preceder (aquele que assim serve a Cristo é
agradável a Deus e aprovado pelos homens. Romanos 14:18). O cristão
deve afastar-se de qualquer coisa que seja vergonhosa (Não participem das obras
infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. Efésios 5:11), e
isto é possível pelo o entendimento deste está iluminado por Cristo (Porque
outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da
luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e
aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Efésios 5:8-10), não
apenas viver de maneira digna aos homens, mas sobretudo à Deus.
A grande
motivação dos fiéis não é o reconhecimento dos homens, mas sim, o de Deus. Não
obstante, como ter um viver a onde Deus venha se agradar? Só há uma forma; ser
um imitador de Jesus Cristo (De fato, vocês se tornaram nossos imitadores
e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que
vem do Espírito Santo. 1 Tessalonicenses 1:6), o ponto salientador é
que estes receberam a Palavra com muito sofrimento, mostrando que a alegria da
vida cristã está na obediência à Cristo. Aos Coríntios o Apóstolo Paulo
continua com imitatio Christi (Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de
Cristo. 1 Coríntios 11:1), sendo que nesta epístola a ênfase é o
serviço sacrificial. Agradar a Deus para São Paulo é descobrir o valor do
altruísmo na vida cristã, aquele que está em Cristo não faz nada para aditamento
próprio, porém para o bem comum (Também eu procuro agradar a todos de todas
as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos,
para que sejam salvos. 1 Coríntios 10:33) . O padrão deste conceito é
mui elevado, nenhum ser humano poderá por si mesmo chegar a este objetivo, pois
a nova vida do cristão é ser como Cristo. Como ter a “Nova Vida” que Deus nos
exige?
II)
Uma Nova Criação
Este adágio esta resumido na declaração
clássica de Paulo (Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas
já passaram; eis que surgiram coisas novas! 2 Coríntios 5:17). Neste
texto não é apenas um mudança subjetiva, ou seja, apenas de pensamento, mas sim
de uma novidade escatológica.
No
Antigo Testamento a ideia de novidade é distintamente escatológica. Os profetas
tinha um grande anseio pelo dia em que Deus faria algo novo (Vejam,
estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até
no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. Isaías 43:19; Jr.
31:21-22). O fim desta obra redentora é sem sombra de dúvida uma nova aliança (Farei
uma aliança de paz com elas e deixarei a terra livre de animais selvagens para
que possam, com segurança, viver no deserto e dormir nas florestas. Ezequiel
34:25).
Esta
novidade está presente no Novo Testamento numa escatologia em Jesus Cristo,
Deus criará novo céu e nova terra (Então vi um novo céu e uma nova terra, pois
o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia.
Apocalipse 21:1), a nova Jerusalém será plantada entre os homens direto
dos céus (Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de
Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Apocalipse 21:2),
Deus derramará vinho novo para o banquete escatológico, providenciado pelo
próprio Deus (Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até
aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus". Marcos 14:25),
dará ao seu povo um novo nome (Farei do vencedor uma coluna no santuário do
meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome
da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e
também escreverei nele o meu novo nome. Apocalipse 3:12), e um no
cântico novo (Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres
viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e
quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra. Apocalipse 14:3);
e fará novas todas as coisas (Aquele que estava assentado no trono disse:
"Estou fazendo novas todas as coisas! " E acrescentou: "Escreva
isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança".
Apocalipse 21:5).
Conclusão:
A era atual foi substituída para
os eleitos por uma nova era, a onde em Cristo o que é velho já passou e tudo se
fez. Isto diz respeito que em Cristo todos os eleitos são livres do presente
século mau (que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar
desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai Gálatas 1:4),
os eleitos não precisam mais conformar com este século (Rom 12:2). Há uma nova
aliança com Deus, já estabelecida pelo Sangue de Jesus Cristo (Da
mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a
nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de
mim". 1 Coríntios 11:25), assim vós
que conheceis o tempo; é a hora de despertar! Você é uma nova criação em
Cristo, então viva como eleito de Deus praticando as boas obras (Porque
somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as
quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2:10),
isto é possível pois os que estão em Cristo são revestidos de um novo homem (Não
mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas
práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à
imagem do seu Criador. Colossenses 3:9-10). Revestir do novo homem é
mais além de uma renovação moral, é sem dúvida uma renovação humanística, com a
nova criação já existente, ou seja, Cristo. Assim é uma transformação para ser
uma humanidade à semelhança de Deus (Quanto à antiga maneira de viver, vocês
foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos
enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem,
criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da
verdade. Efésios 4:22-24).
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