Texto central: Eclesiastes 12:13 ¶ De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.
O livro de Eclesiastes é um livro que emana várias polemicas a respeito de sua interpretação e conteúdo, é um livro que tem algumas palavras chaves que proporcionam o sentido do contexto do livro. Iremos primeiro determos ao título que é em hebraico tlhq (Qohélet) (Eclesiastes 1: 1 ¶ Palavra do Pregador, filho de Davi, rei de Jerusalém:), é o que fala em assembleia, a raiz desta palavra é lhq (qehal) que nos dá um entendimento de convocação, assembléia que é encontrado em Gn 49:6 e Dt 9:10; que foram traduzidos como assembléia (RA21), este título é dado ao que com palavras congrega pessoas para instruí-las. Nesta linha de raciocínio a Septuaginta deu o nome de Εκκλησιαστής (Eclesiastes) que tem o significado também de assembléia.
Este livro é o que o חכם (hakam), o sábio, reflete a vida em seu significado, não as palavras de um rei é as palavras de um sábio questionando a futilidade de procurar o significado da vida (Eclesiastes 1: 2 Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. RA), um questionamento não da vida, mas sim, do questionar o questionar do viver, a outra palavra para melhor entendermos as proposições desta obra é הבל (habel) que é traduzida como: vaidade; futilidade; inutilidade. Assim passamos a nos situarmos no tema do livro הבל מחפשים את משמעות החיים (futilidade de procurar o significado da vida).
Podemos dividir este livro em duas grandes partes que nos ajudaram no decorrer desta mensagem a ter uma compreensão melhor das mensagens deste livro inspirado por Deus para a nossa vida. A primeira parte é à base das contraposições do sábio a forma de viver fútil que é descrita nos seus seis primeiros capítulos. É demonstrada a futilidade da mera sabedoria natural (Eclesiastes 1:4 ¶ Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre.), a sabedoria natural é limitada e não responderá o homem as suas indagações (Eclesiastes 1: 18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza.), e assim sobrevirá a tristeza de rever a sua vida em futilidade de existência. Também é demonstrada dentro deste contexto a futilidade de buscar o prazer e o lucro material em tudo (Eclesiastes 2: 1 ¶ Disse comigo: vamos! Eu te provarei com a alegria; goza, pois, a felicidade; mas também isso era vaidade.), não há neste mundo prazer no lucro que possam ser de satisfação plena a alma do ser humano (Eclesiastes 2: 11 Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol.), o ‘ser humano’ vazio de Deus busca suprir este vazio com coisas matérias e fúteis. No capítulo 3 é demonstrada ao homem a futilidade de desprezar a eternidade (Eclesiastes 3:11 ¶ Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.), o homem que despreza a eternidade vive de forma fútil neste tempo de vida. Em contraste com os dias atuais e com a vaidade humana de buscar ser o que não lhe é necessário o capitulo (4) apresenta a futilidade de buscar o sucesso e do trabalho de forma extremada (Eclesiastes 4: 13-14 ¶ Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que já não se deixa admoestar, ainda que aquele saia do cárcere para reinar ou nasça pobre no reino deste.). É futilidade da vida em que vivemos? É fútil viver a vida que viva sem Deus, dentro de uma religião vazia, e de uma vida pautada apenas nas riquezas deste mundo (Eclesiastes 5: 1; 13¶ Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Grave mal vi debaixo do sol: as riquezas que seus donos guardam para o próprio dano.), a religião não deve ser frívola e nem as riquezas opressivas. Será que haverá futilidade nas realizações humanas? É incrível como a Bíblia contrasta com o mundo e a sua sabedoria, meras realizações terrenas é o retrato da grande futilidade humana, principalmente quando estas não indicam para outrem e sim apenas para o conquistador das mesmas (Eclesiastes 6: 9 Melhor é a vista dos olhos do que o andar ocioso da cobiça; também isto é vaidade e correr atrás do vento.).
A segunda parte deste livro nos fala da felicidade de achar o significado da vida com Deus, que se estende do capítulo 7 ao 12. Quando a pessoa acha o significado de viver com Deus ela forja neste achado um bom caráter (Eclesiastes 7: 1 ¶ Melhor é a boa fama do que o ungüento precioso, e o dia da morte, melhor do que o dia do nascimento.), para que venha assemelhar-se mais e mais com Deus. Ao buscar um bom caráter, e se aproximando seu padrão moral com o padrão moral de Deus, este ser humano buscará a responsabilidade de ser um bom cidadão (Eclesiastes 8:2 Eu te digo: observa o mandamento do rei, e isso por causa do teu juramento feito a Deus.), e isso acontecerá pelo temor a Deus. Muitos vivem sem perspectivas do presente, isto porque não levam em conta a necessidade considerar a vida em função da morte (Eclesiastes 9: 3 Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: a todos sucede o mesmo; também o coração dos homens está cheio de maldade, nele há desvarios enquanto vivem; depois, rumo aos mortos. 10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. 12 Pois o homem não sabe a sua hora. Como os peixes que se apanham com a rede traiçoeira e como os passarinhos que se prendem com o laço, assim se enredam também os filhos dos homens no tempo da calamidade, quando cai de repente sobre eles.), a vida do homem é limitada sem esperança de longevidade plena, sem limitações do tempo, nesta vida finita o homem tem de ser conciso em seus atos e correto em seu proceder pois os seu dias são curtos e no fim é o fim de sua chance de ter uma vida em plenitude. Quando o ser humano chega perto do fim de sua vida ele o analisa os seus dias com mais sabedoria e percebe que as suas falhas foram causadas pela falta de sabedoria, isto o leva a pensar que a necessidade de ter riquezas não se compara à necessidade de ter a sabedoria (Eclesiastes 10: 1 ¶ Qual a mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia. 8 Quem abre uma cova nela cairá, e quem rompe um muro, mordê-lo-á uma cobra. 9 Quem arranca pedras será maltratado por elas, e o que racha lenha expõe-se ao perigo. 12 ¶ Nas palavras do sábio há favor, mas ao tolo os seus lábios devoram. 13 As primeiras palavras da boca do tolo são estultícia, e as últimas, loucura perversa .14 O estulto multiplica as palavras, ainda que o homem não sabe o que sucederá; e quem lhe manifestará o que será depois dele?), a ausência de sabedoria faz perder todas as conquistas do ser humano em toda a sua vida, quem aprende com a sabedoria vive melhor. Quando é analisado o proceder de uma vida inteira é demonstrada a necessidade de semear sabiamente para uma colheita vindoura (Eclesiastes 11: 1 ¶ Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 4 Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. 8 Ainda que o homem viva muitos anos, regozije-se em todos eles; contudo, deve lembrar-se de que há dias de trevas, porque serão muitos. Tudo quanto sucede é vaidade. 9 Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. 10 Afasta, pois, do teu coração o desgosto e remove da tua carne a dor, porque a juventude e a primavera da vida são vaidade.), ao semear corretamente na vida trará um preparo para os dias de alegria e de grande tristeza. A sabedoria nos aponta ainda para uma outra grande necessidade, que é a de se lembrar de Deus em momento de juventude (Eclesiastes 12: 1 ¶ Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; 2 antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro; 3 no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; 4 e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem; 5 como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e te embranqueceres, como floresce a amendoeira, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça; 6 antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, 7 e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. 13 ¶ De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.) a verdadeira sabedoria é a sabedoria de Deus, o jovem só terá uma velhice sem incômodos quando o mesmo temer a Deus para que lhe vá bem em seu caminho.
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