Pesquisar este blog

sábado, 20 de maio de 2023

Deus está no controle de tudo



            Habacuque foi um profeta que viveu no século 7 a.C., durante o período em que o reino de Judá foi invadido pelos babilônios. Ele testemunhou a violência e a opressão que os povos estrangeiros infligiam ao seu povo e clamou a Deus por justiça. Em seu livro, ele relata dois ataques dos babilônios contra Judá: o primeiro em 605 a.C., quando Nabucodonosor II derrotou o faraó Neco na batalha de Carquemis; e o segundo em 597 a.C., quando Jerusalém foi sitiada e o rei Jeoaquim foi levado cativo. Além disso, Habacuque também profetizou um terceiro ataque, que ocorreria em 586 a.C., quando Jerusalém seria destruída e o templo incendiado.

            Curiosamente o livro que leva seu nome começa com uma descrição estendida da vinda dos caldeus. Isto tem um efeito perturbador sobre Habacuque (1:6-11), desta feita, o problema fica muito mais presente em sua narrativa. A esperança de Habacuque é a Vinda de Seu Deus (3:3-15); tal esperança resulta em Habacuque paz (3:17-19).
            Logo no início de seu escrito há um lamento perguntando “porquê” e “quanto tempo”, todavia, mesmo ele vendo as três fases da tragédia do povo (607; 597; e 586 a.C.), ele termina o seu livro com um cântico de Fé.

            O triunfo da  na vida de Habacuque; mostra que na maior luta de nossa vida, não virá resoluções em nosso relacionamento com outras pessoas, mas sim, em nosso relacionamento com Deus.

1 Deus na obra de Habacuque

            As obras de Deus são enigmáticas, estupefaciente, e às vezes terríveis (Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada. Habacuque 1:5; Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. Habacuque 3:2, Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas. Habacuque 3:16). Ele tem o controle soberano sobre a história humana. O aparentemente invencível exército caldeu torna-se totalmente subserviente ao Seu desejo (Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e impetuosa, que marcha sobre a largura da terra, para apoderar-se de moradas que não são suas. Habacuque 1:6). Seus decretos parecem lento, mas eles são infalíveis e cheios de certeza (Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Habacuque 2:3). Ele é entronizado no seu santo templo e toda a terra deve manter silêncio diante dEle (Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra. Habacuque 2:20).

            Deus é eterno e imortal (1:12). Ele é santo e incapaz de ver o mal (1:13). Sua glória se estende por todas as forças da natureza. O sol e a lua são oprimidos por Seu brilhantismo (3:3, 11). Todos os fenômenos terríveis da tempestade participam de Sua vinda, mas ele é separado de tudo isso. Toda a natureza é uma criação passiva que deve fazer o Sua vontade. Ele é exaltado no seu templo (2:20), mas Ele é um Deus pessoal que pode ser chamado de “meu Deus” (1:12). Ele possui estabilidade imutável tal que pode ser chamado de “Rocha” (1:12).

            O Senhor Deus é atemporal. Ele pode atuar hoje com o poder como sempre fez. Habacuque encontra em cima de sua torre de vigia uma teologia suficiente, mesmo para uma nação confrontada com o seu desaparecimento. O salmo no capítulo 3 reflete os pensamentos de Habacuque sobre os atos salvadores de Deus do passado (São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Salmos 3:2). Talvez ele regularmente tenha ouvido os cantos sobre os atos redentores de Deus em Moisés (Dt 33:2-5, 26-29), por Débora e Baraque (Juízes 5), e por David (Salmo 18). Seu salmo é quase de citações diretas deles (cf. Salmos 18:33 Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas; com Habacuque 3:19 O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas).

            A diferença mais marcante é que as antigas tradições do profeta se baseiam regularmente em retratar a vinda do Guerreiro Divino no tempo perfeito do verbo hebraico, denotando ação concluída. Habacuque, no entanto, consistentemente usa o pretérito imperfeito para enfatizar a ação progressiva, mostrando claramente que Ele vê esses eventos acontecendo diante de seus olhos em uma visão de fé. Habacuque vê o Deus que vem, não para derrotar o deus do mar como na mitologia Cananéia, mas em nome de seu povo oprimido e disperso. Através dos olhos da fé pode ver Habacuque o incrível poder de Deus que foi desatado em seus dias contra as nações arrogantes que destruiriam os escolhidos de Deus (Tu sais para salvamento do teu povo, para salvar o teu ungido; feres o telhado da casa do perverso e lhe descobres de todo o fundamento. Habacuque 3:13; Ouvi-o, e o meu íntimo se comoveu, à sua voz, tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e os joelhos me vacilaram, pois, em silêncio, devo esperar o dia da angústia, que virá contra o povo que nos acomete. Habacuque 3:16).

            Todas as forças da morte e destruição estão sob o comando de Deus. Todos os tipos de armas invencíveis estão à sua disposição. Carros não pertencem ao faraó, mas a Deus. Suas lanças brilhantes e suas espadas deslumbrantes assustam até mesmo o sol e a lua, em silêncio atordoado (3:11). Ele atropela o mar em sua fúria antiga (3:8, 15). Os objetos mais permanentes e imóveis são sacudidos violentamente na sua vinda (3:6, 10). A geografia em si é radicalmente alterada diante dEle (3:9). Os espectadores ao longo do percurso de sua marcha estão abalados (3:7). O palácio de Baal se desintegra em pó quando o Senhor, o Guerreiro Divino, passa em seu caminho para a batalha em outro lugar.

2 O ser humano na obra de Habacuque

            As pessoas tendem a ser violentas, impulsivas, destrutivas e injustas. A natureza humana é tal que se a justiça é tardia, eles são rápidos a fazer o mal. Os seres humanos são propensos a recolher o que não pertence a eles com ganância insaciável (1:5-6, 9; 2:5-8). Eles adoram poder, ou o que eles consideram ser necessários para um estilo de vida elegante (1:11, 16).

            Mas enquanto as pessoas possam ser ferozes, eles também são frágeis, dependentes e propensas a autodestruição (1:14-15). Eles podem ser tão indefesos como um peixe capturado em uma rede (1:14). Eles podem ser tão erráticos como criaturas rastejando sobre a terra. Apenas um ato direto de Deus pode nos salvar de nós mesmos. A verdadeira vida não é para ser encontrado em uma atitude arrogante e autoconfiante, mas pela fé em Deus (Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé. Habacuque 2:4).

 

3 A salvação descrita em Habacuque


            Habacuque procura febrilmente respostas teóricas, mas ao invés disso, a ele é dada uma forma prática de se relacionar com sua vida. Ele é desafiado para uma vida de fé que vai levá-lo ao longo do período entre profecia e cumprimento: “O justo viverá pela sua fé” (2:4). A fidelidade é um sentimento interno de dependência total, uma atitude interior, bem como a conduta que produz, ao invés de um comportamento exterior. Aqueles de fé vão olhar para trás para os atos salvadores de Deus e serão capazes de enfrentar o futuro desconhecido sem medo. Fé de Habacuque é tão vívida que através dos olhos de sua alma ele já pode ver a 
salvação de Deus.

            Fé de Habacuque vem pelo ouvir a palavra. Ele enche seu coração com as palavras de Deus. Tornam-se tão real para ele que ele é capaz de falar abertamente delas, para adicionar o seu próprio testamento à fé como uma das maiores afirmações de confiança em toda a Bíblia. Ele sente que em sua vida, ele pode ver privações e fome, mas também sua fé, baseada nas tradições recebidas, permanece viva em seu coração no presente, o que lhe dá alegria (todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. Habacuque 3:18). Sua fé proporciona alívio e êxtase. Ele é tão livre quanto um cervo nas montanhas (Habacuque 3:17-19). A pessoa que vive pela fé é contrastada com a pessoa arrogante, soberba; cuja alma não é correta com Deus. O escritor do livro de Hebreus segue a Septuaginta, que verte a primeira parte do verso como “se ele recuar, não estarei satisfeito com ele” (Hebreus 10:38), e depois continua a dizer que “nós não somos daqueles que recuam e são destruídos, mas dos que creem e são salvos”.

Conclusão

            Haverá um dia em que a Terra estará cheia do conhecimento da glória de Deus como as águas cobrem o mar (Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar. Habacuque 2:14). Este é o objetivo final de toda obra de Deus. A história não é periódica, a repetição interminável de algo ruim depois da outra. É linear, movendo em direção à meta do reino de Deus.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. (Romanos 8:18-21)

            O profeta como o cristão sabem que não há poder no mundo da natureza ou de qualquer governante humano que possa subverter o plano de Deus para o mundo. Deus ainda está trabalhando na arena da história humana.

Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor. (Romanos 8:38-39 NTLH)

            Precisamos do senso vivo da fé de Habacuque. O que está acontecendo em nosso mundo é a obra de Deus, embora nem sempre entendamos essa obra, o nosso Senhor é Soberano e tem todo o controle em suas mãos e isso irá trazer paz ao fiel por entender o propósito de Deus.

Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! (Mateus 10:29-31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário