Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

Em troca da alegria que lhe estava proposta



 
Texto: Hebreus 12:1-3

Ser cristão. Esta ideia permeia uma vida isenta de sofrimentos, e de realizações em muitas áreas. Contudo, na prática isto é insustentável; o Mundo é cheio de lamento e aflições (Jo. 16:33), mas, em meios a tantas angustias a uma paz inatingível por qualquer aflição (Fp. 4:6-7). Destarte, Deus deixou uma nuvem de testemunhas que venceu todas as aflições neste Mundo sem apostasia na fé (Hb. 12:1). Crendo estes que o Senhor não é apenas o Autor, mas o Consumador da fé de todos que creem nEle (Hb. 12:2).

 

A caminhada cristã é uma maratona que exige perseverança e concentração (Hb 12: 1-2), entretanto o desanimo pode vir sobre qualquer um devido à esperança demorada. No entanto, o Senhor nesta maratona proporcionou a sua igreja inspiração para prosseguir, uma nuvem de testemunhas que venceram as provações desta vida por crerem na promessa (Hb. 11; 13:7), estes são os heróis da fé cristã. Esta inspiração é acompanhada do incentivo perfeito para o progresso de nossa fé (Hb. 2:2,10), o Cristo, o Iniciador da nossa predestinação (Ef. 1:3-6). Mediante a esta capacitação que foi conferida aos eleitos, Deus dá a instrução final para garantir a vitória final; que é o de largar o peso (Mc. 4:17-19), não deixando que as percas da vida os desestimulem ( Fp. 3: 8,12), esta percas estimularam a uma vida mais santa (1 Jo 1:6-9). E assim é demonstrada a exigência deste Deus que capacitam os seus, que é a perseverança (Hb. 12:1, 3).

 

A perseverança vem na vida dos eleitos quando estes olham para Cristo (Hb. 12:2), e Ele que devemos imitar (Ap. 1:5), pois este resistiu a tudo que o Mundo poderia a lhe oferecer para uma suposta alegria (Mt. 4:1-11), e perseverou até o fim para a honra e glória de Seu Pai  (Hb. 2:9). A Igreja Eleita vence as aflições do tempo presente, o pecado e o desanimo unicamente para agradá-lo (Fp. 4:13); foi descoberto pela fé que é válido suportar a todo o sofrimento (Fp. 4:10-12), trocando toda a alegria proposta por este mundo, para suportar a Cruz para seguir a Cristo (Mt. 16:24). Seguir a Cristo é a renuncia do “eu”, para alcançar as bênçãos de Cristo na eternidade (Hb. 12:2), e neste mundo experimentar a sua alegria completa (Jo. 15:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário