Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de abril de 2015

A Sarça Ardente



Êxodo 3

A Sarça ("Seneh" em hebraico, origem do topônimo "Sinai") é uma planta espinhosa da família das fabáceas, gênero Acácia, o mesmo das árvores conhecidas genericamente no Brasil pelo vernáculo "Jurema". Esta árvore, também conhecida pelo nome de "Shittim", é citada na Bíblia várias vezes. Mais especificamente chama-se de "ardente" a Sarça quando parasitada pela planta Loranthus acaciae, cujos frutos e inflorescências avermelhados dão, de longe, a impressão de chamas sobre a Sarça.
Segundo o Talmude e os Midrashim tiram muitos ensinamentos da aparição de Deus a Moisés na sarça ardente: “O Santíssimo, bendito seja, escolheu uma simples sarça para fazer brilhar a Shechiná (a luz de Deus) em lugar de outras árvores lindas e majestosas, para dar aos homens exemplos de humildade. (Satá 5) O povo de Israel deve ser simples entre as demais nações como é a sarça entre as outras árvores.” “A madeira da sarça não serve para talhar ídolos.” “As aves que pousam sobre a sarça, soltam as suas plumagens; assim ocorre com os povos que oprimem Israel, que por isso causam danos a si mesmos.” “A sarça tem espinhos e o espinho é a planta da dor, tal como Israel é o povo do sofrimento.” A sarça ardia no fogo mas não se consumia: assim a dor pode arder no povo de Israel, mas sem destruí-lo jamais.”

Todos estes sentidos teológicos também são aplicados à igreja no novo testamento, em vários versículos.

O Santíssimo, bendito seja, escolheu uma simples sarça para fazer brilhar a Shechiná (a luz de Deus) em lugar de outras árvores lindas e majestosas, para dar aos homens exemplos de humildade. (E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. 1 Coríntios 1:28-29), Deus escolheu os tolos os fracos, coisas vis... desprezíveis, para que aqueles que forem escolhidos jamais se gloriem. Deus escolhe aqueles que são contados como nada no Mundo em que vive, e os transformam em seus mensageiros, capazes de destruírem no nome de Jesus Cristo toda autoridade maligna (Marcos 16:15-18), para a glória de Deus.

A madeira da sarça não serve para talhar ídolos. (Portanto, meus amados, fugi da idolatria.1 Coríntios 10:14) Quando uma pessoa se converte a Cristo a sua adoração é dada unicamente ao Senhor. Todo o tipo de idolatria é pecado grave aos olhos do Senhor Deus. Aquele que ceia com o Senhor, não poderá cear junto à mesa dos ídolos (1 Coríntios 10:21).

As aves que pousam sobre a sarça, soltam as suas plumagens; assim ocorre com os povos que oprimem Israel, que por isso causam danos a si mesmos. (Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. 2 Coríntios 4:8-11). O Apostolo Paulo estava expressando suas fraquezas, que também eram as fraquezas da igreja, todavia tais angústias traziam para ele uma vontade incontrolável de alcançar o céu de Cristo. Mesmo em meio às lutas desta vida, o crente em Cristo Jesus, tem a esperança de ter o seu corpo glorificado (Rom. 8:23).

A sarça tem espinhos e o espinho é a planta da dor, tal como Israel é o povo do sofrimento (Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33). O povo de Deus é marcado pelo sofrimento, a dor e a perseguição, neste mundo de dor o lamento. Todavia, o sofrimento desta vida não poderão nos vencer, pois estas não venceram o nosso Senhor (2 Coríntios 6:4-10).

A sarça ardia no fogo, mas não se consumia: assim a dor pode arder no povo de Israel, mas sem destruí-lo jamais.” (Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:37-39) O Cristão mesmo que seja envolto nas chamas do sofrimento, da angustia ou das dores deste mundo, não será consumido, pois Deus estará sempre com este povo (1 Pedro 4:12-13).


Deus ao chamar o seu povo determinou sobre este o cumprimento de sua palavra, e de seu poder. Contudo, não o isentou do sofrimento deste Mundo, destarte, o Senhor prometeu estar com este povo até a consumação dos séculos (Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:20).

4 comentários:

  1. Vamos lá. Não é Sta mas Sotá, e não adianta falar de humildade sendo que vc promove á idolatria do ídolo jesus. É uma mitsvah não ser idólatra, tentar misturar algo divino com á nojeira do cristianismo, é uma afronta ao Eterno, Bendito seja Ele.

    Como te disse, vc é só um crente que usa algumas coisas ali e outra aqui da cultura hebraica, para se manter no poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu és ignorante,debata com a sua própria arrogância,aceita JESUS enquanto é tempo !!! abraços peixotinho !!!!!!!!!!

      Excluir
  2. E você é um julgador inconseqüente, atrevido, e que talvez não tenha a maioria absoluta das credenciais do Pr. Douglas. Jesus não é nosso ídolo, não!!!! ELE É O NOSSO DEUS SALVADOR, ESTÁ OUVINDO? Justamente o que diz o profeta Isaías, no capítulo 9 e versículo 6. Ou como lemos em Filipenses 2:10,11: "para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra. E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai"!!! Porque razão nos odeia? Sabia que quem odeia É ASSASSINO, e que o assassino não tem a vida eterna (Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si." 1 João 3: 11)? Você confunde CRISTIANISMO (religião dos seguidores de Jesus) com CRISTANDADE (religiosos nominais e sectários, grande parte idólatra e adeptos da vingança e da reação pelas armas). Se não gosta de Jesus e nem dos seus seguidores, o que faz aqui? Quem o convidou? E porque não usa argumentos bíblicos, históricos, arqueológicos e filosóficos? Falta-lhe a cultura adequada? Parece que sim, razão pela qual lança mão da agressão covarde e sem nenhum fundamento!!!

    ResponderExcluir
  3. Eita . Jesus o Filho de DEUS O VERBO O PRINCIPIOE O FIM . EPOCALIPSE .O NOME DELE E A PALAVRA . EMFIM ELE IGNOROU HERODES OS FARIZEUS E OS DEMAIS . IGNORE OS DEMAIS . AFINAL ESAU FOI IGNORADO E JACO FOI AMADO . IRMAOS QUE O FRUTO DO ESIRITO REITE NOS SEUS CORACOES . A PAZ DO SENHOR JESUS

    ResponderExcluir