Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Os Cinco Pontos da Teologia Reformada


Existem dois canos principais nos campos da teologia dentro do cristianismo na América hoje: o Arminianismo e Calvinismo. Calvinismo é um sistema de interpretação bíblica ensinada por João Calvino. Calvino viveu na França em 1500, no momento em que Martin Luther desencadeou a Reforma.
O sistema do Calvinismo adere a uma visão muito alta da Escritura e busca tirar suas formulações teológicas baseadas unicamente na Palavra de Deus. Centra-se na soberania de Deus, declarando que Deus em virtude de sua onisciência, onipresença e onipotência, é disposto e capaz a fazer o que Ele deseja com a Sua criação. Sustenta também que dentro da Bíblia estão os seguintes ensinamentos: que Deus, pela Sua graça soberana predestina as pessoas para a salvação; que Jesus morreu apenas para aqueles predestinados; que Deus regenera o indivíduo onde ele é então incapaz; e que é impossível para aqueles que são resgatados de perder sua salvação.
Basicamente, o calvinismo é conhecido por uma sigla: TULIP
Estas cinco categorias não compreendem o calvinismo em sua totalidade. Eles simplesmente representam alguns dos seus principais pontos.
a)      Depravação Total:
O pecado afetou todas as partes do homem. O coração, as emoções, à vontade, mente e corpo é afetado pelo pecado. Todo ser humano é completamente pecaminoso. O homem não é tão pecaminoso como poderia ser, mas está totalmente afastado pelo pecado.
A doutrina da Depravação Total é derivada da Escritura que revelam o caráter humano: O coração do homem é mal (Marcos 7: 21-23 e doente Jer. 17: 9). O homem é escravo do pecado (Rom. 6:20). Ele não busca a Deus (Rom. 3: 10-12). Ele não pode entender as coisas espirituais (1 Cor. 2:14). Ele está em inimizade com Deus (Ef. 2:15). E, é por natureza um filho da ira (Ef. 2: 3). O calvinista faz a pergunta: "À luz das escrituras que declaram verdadeira natureza do homem como sendo totalmente perdida e incapaz, como é possível para qualquer um querer escolher ou desejar Deus?" A resposta é: "Ele não pode. Por isso, Deus teve de predestinar".
Calvinismo também afirma que por causa da nossa natureza decaída não poderemos nascer por nossa própria vontade, mas da vontade de Deus (João 1: 12-13); Deus concede que acreditamos (Fp 1:29.); a fé é a obra de Deus (João 6: 28-29); Deus nomeia as pessoas a acreditar (Atos 13:48); e Deus os predestina (Ef. 1: 1-11.; Rom 8:29; 9: 9-23).
b)      Eleição Incondicional:
Deus não baseia a sua eleição em nada que Ele vê no indivíduo. Ele escolhe os eleitos de acordo com o beneplácito de sua vontade (Ef. 1: 4-8; Rm 9:11.), sem qualquer consideração de mérito dentro do indivíduo. Nem porque Deus olhou para o futuro; para ver quem iria aceitá-lo. Além disso, como alguns são eleitos para a salvação, outros não (Rom. 9:15, 21).
c)       Expiação limitada:
Jesus morreu apenas pelos eleitos. Embora o sacrifício de Jesus fosse suficiente para todos, não foi eficaz para todos. Jesus só levou os pecados dos eleitos. Suporte para esta posição é desenhada a partir de tais escrituras como Mat. 26:28, onde Jesus morreu por "muitos"; João 10:11, 15, que diz que Jesus morreu pelas ovelhas; (não as cabras, por Matt 25 32-33.) João 17: 9, onde Jesus em oração intercedeu por aqueles dados a Ele, e não os de todo o mundo; Atos 20:28 e Ef. 5: 25-27, que estabelecem que a Igreja foi comprada por Cristo, nem todas as pessoas; e Isaías 53:12 que é uma profecia da crucificação de Jesus, onde ele levou os pecados de muitos (não todos).
d)      Graça Irresistível:
Quando Deus chama seus eleitos para a salvação, eles não podem resistir. Deus oferece a todas as pessoas a mensagem do evangelho. Isso é chamado à chamada externa. Mas, para os eleitos, Deus estende uma chamada interna que não pode ser resistida. Esta chamada é pelo Espírito Santo que trabalha nos corações e nas mentes dos eleitos para trazê-los ao arrependimento e regeneração pelo qual eles voluntariamente e livremente vir a Deus. Alguns dos versos utilizados no apoio a este ensino são Romanos 9:16, onde diz que "não é do que quer, nem do que corre, mas de Deus que usa de misericórdia"; Filipenses 2: 12-13, onde Deus é dito ser a única salvação trabalhando no indivíduo; João 6: 28-29 onde a fé é declarado ser a obra de Deus; Atos 13:48, onde Deus nomeia as pessoas a acreditar; e João 1: 12-13 onde nascer de novo não é pela vontade do homem, mas de Deus.
“Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora "(João 6:37).
e)      Perseverança dos Santos:

Você não pode perder a sua salvação. Porque o Pai elegeu, o Filho redimiu, e do Espírito Santo tem salvação aplicada, aqueles assim salvos estão eternamente seguros. Eles estão eternamente seguros em Cristo. Alguns dos versos para esta posição são João 10: 27-28, onde Jesus disse que suas ovelhas nunca perecerão; João 6:47 onde a salvação é descrita como a vida eterna; Romanos 8: 1, onde se diz que já passamos da sentença; 1 Coríntios 10:13, onde Deus promete que nunca iremos ser tentados além do que podemos lidar com; e Fil. 1: 6, onde Deus é o único ser fiel para nos aperfeiçoar até o dia da volta de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário